A flebite é uma inflamação que afeta a camada interna das veias superficiais das pernas, sendo mais comum em mulheres e raramente ocorrendo nas veias dos membros superiores.
Em alguns casos, essa inflamação pode levar à formação de coágulos, prejudicando o fluxo sanguíneo. Quando isso acontece nas veias superficiais, chamamos de tromboflebite, e nas veias profundas, é uma trombose venosa profunda.
Os coágulos podem se soltar e causar uma embolia, representando um risco para órgãos vitais como o cérebro, pulmões ou coração. Por isso, a flebite merece atenção e cuidados médicos especializados.
Quais são as causas?
Quanto às causas, ela pode ocorrer em qualquer pessoa, mas certos grupos têm maior risco, como fumantes, obesos, sedentários, gestantes, pessoas com varizes e aquelas com histórico familiar da condição.
Sintomas da flebite
Os sintomas geralmente incluem:
- dor,
- vermelhidão,
- calor,
- inchaço,
- dormência e
- uma saliência avermelhada ao longo da veia afetada.
Tratamento
O tratamento é orientado pelo médico vascular e pode variar de medidas simples, como repouso e aplicação de compressas, a medicamentos anticoagulantes, analgésicos e anti-inflamatórios em casos mais graves.
Identificar e tratar os fatores desencadeantes é fundamental para evitar recorrências, e mudanças no estilo de vida, como dieta equilibrada, exercícios regulares e abandono do tabagismo, também são importantes no tratamento e na prevenção da doença e suas complicações.
*Com informações de Vascullare