Complicações da tromboflebite superficial são raras. No entanto, quando a condição afeta as veias profundas dos membros inferiores, o risco de desenvolver complicações graves aumenta, como a embolia pulmonar.
Esta última é uma condição potencialmente fatal causada pela obstrução das artérias dos pulmões por coágulos, trombos ou êmbolos.
Sintomas como falta de ar, tosse com sangue, dor no peito, taquicardia e tontura indicam a presença de embolia pulmonar, exigindo atendimento médico de urgência.
Tratamento da flebite
No tratamento da flebite e tromboflebite, é fundamental buscar acompanhamento médico assim que os primeiros sinais da doença aparecem. A flebite pode regredir espontaneamente com repouso, elevação dos membros afetados, aplicação de compressas mornas e úmidas no local da lesão e o uso de meias elásticas de compressão, que estimulam a circulação sanguínea.
Em casos em que essas medidas não são suficientes, medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), anticoagulantes e trombolíticos podem ser indicados para aliviar os sintomas e impedir a formação de trombos.
Além disso, a remoção cirúrgica das veias varicosas e a colocação de um filtro na veia cava podem ser necessárias para prevenir a migração de coágulos para os pulmões. Mudanças no estilo de vida, como a prática regular de exercícios, alimentação saudável, abandono do tabagismo e controle do peso corporal, são vitais para a prevenção e tratamento dessas condições e suas complicações.
*Com informações de Portal Drauzio Varella