Os bastidores da política nacional, com Romoaldo de Souza

Política em Brasília

Por Romoaldo de Souza
Romoaldo de Souza

Lula troca Porto Alegre por Natal para não desagradar aliados

Deputados bolsonaristas querem questionar a Igreja Católica que barrou Bolsonaro, mas no sábado admitiu que Lula segurasse a imagem de Nazaré

Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 14/10/2024 às 19:46
Falta de energia ainda afeta 900 mil pessoas na Grande São Paulo - © Rovena Rosa/Agência Brasil

CADÊ TU, LULA?
A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), candidata à prefeitura de Porto Alegre contra Sebastião Melo (MDB), chegou a mobilizar a militância petista para receber o presidente Lula da Silva (PT) em ato público que seria realizado no centro da cidade. Na última hora, Lula informou que não irá mais à capital gaúcha. O presidente participaria da reabertura das atividades do aeroporto Salgado Filho, fechado desde as enchentes de abril e maio deste ano.

ALIADO DE OCASIÃO
A cúpula do MDB - aliado do governo - fez chegar à direção do PT que não cairia bem Lula subir no palanque de Maria do Rosário e ignorar o comitê de campanha de Sebastião Melo.

TROCANDO O SUL PELO NORDESTE
Contudo, o petista confirmou presença no comício que a candidata Natália Bonavides (PT) fará em Natal (RN), nesta quarta-feira (16). A deputada federal foi para o segundo turno e disputa a prefeitura da capital potiguar com Paulinho Freire (União Brasil).

’TEJE PRESO’
Parece meme! O procurador-geral da Ucrânia, Andry Kostin, disse à Reuters que há uma expectativa de que o governo brasileiro prenda o presidente russo, Vladimir Putin, caso ele aceite o convite do Palácio do Planalto para participar da cúpula do G-20 em novembro, no Rio de Janeiro.

CRIMES DE GUERRA
Condenado pelo Tribunal Penal Internacional, Putin foi acusado de crimes de guerra por deportação de crianças, após a invasão à Ucrânia. “Gostaria de reiterar que é uma obrigação das autoridades brasileiras prendê-lo. Espero, sinceramente que o Brasil o prenda”, apelou Kostin.

POLITIZANDO
Bolsonaristas estão reclamando do arcebispo de Belém (PA), dom Alberto Taveira, que, em 2022, não deixou o então presidente Jair Bolsonaro (PL) tocar na imagem da virgem de Nazaré. No último sábado (12), Lula subiu na corveta da Marinha e segurou a imagem por um bom tempo. Até agora a Igreja Católica não disse nada sobre essa politização da festa religiosa.

BATENDO A META
Para quem defende que é preciso que mais mulheres participem da política, Campo Grande (MS) é um exemplo a ser seguido. No segundo turno, Adriane Lopes (PP) enfrenta Rose Modesto (União Brasil). A primeira pesquisa aponta empate técnico em elas.

NA MESMA TOADA
Mulheres de direita estão considerando como insensível o gesto da ministra Carmén Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que bloqueou as contas do PMB (Partido da Mulher Brasileira) e prejudicou a candidata Cristina Graelm. A pão e água, a jornalista disputa a prefeitura de Curitiba (PR) com o Eduardo Pimentel (PSD).

TELEFONE SEM FIO
Na bronca de Lula à comunicação atrapalhada do PT, o presidente disse que o partido “não consegue se comunicar bem com a militância”. Jilmar Tatto (SP), deputado federal e secretário nacional de Comunicação da legenda, disse a um ministro que não pretende modificar a estratégia de como as notícias chegam à base petista.

QUÓRUM ELEVADO
Pode até faltar parlamentar para as sessões na Câmara e no Senado, nesta terça-feira, mas caso a CBF atenda aos pedidos de cortesia de ingressos, o Mané Garrincha vai estar abarrotado de políticos/torcedores. Embalado pela vitória contra o Chile (2x1), o Brasil enfrenta a seleção do Peru que na última rodada venceu o Uruguai (1x0).

PENSE NISSO!
Não tenho cá comigo, um “agenciômetro” para medir eficiência de agências reguladoras, mas algumas delas - para não dizer que seria a maioria - têm deixado a desejar, caso a análise se dê sob a ótica do consumidor. Se for na visão do prestador de serviço aí o hacking muda.

Logo após subir a rampa do Planalto, em 1º de janeiro de 2023, o governo Lula tem soltado indiretas para o lado das agências reguladoras. A mais recente delas foi a crise de falta de energia que deixa a capital paulista no maior breu, desde o fim de semana

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, chegou a dizer que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) teria sido negligente.

E que ninguém duvide disso, mas é que o governo precisa compreender que agência reguladora não é um puxadinho do gabinete presidencial. Às vezes até elas são negligentes, sim, mas o Executivo não pode achar que seus diretores devem ser trocados toda vez que o presidente não gostar de uma ou outra cara.

Pense nisso!

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS