Os bastidores da política nacional, com Romoaldo de Souza

Política em Brasília

Por Romoaldo de Souza
Romoaldo de Souza

Presidente Lula quer mais mulheres na diretoria do Banco Central

Oposição comemora pontuais vitórias na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, mas o presidente Arthur Lira não está empolgado com as medidas

Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 09/10/2024 às 20:51 | Atualizado em 09/10/2024 às 20:52
Galípolo durante sabatina no Senado Federal - EVARISTO SA / AFP

CADÊ AS MULHERES, GALÍPOLO?
Logo após ter seu nome aprovado pelo plenário do Senado, o futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, já recebeu uma cobrança do presidente Lula da Silva (PT). Ele quer que a diretoria da instituição “tenha mais mulheres”. Até dezembro, serão três diretorias que serem preenchidas: Regulação e de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta e de Política Monetária, atualmente ocupada por Galípolo.

APADRINHADAS
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que defende a paridade de gênero no comando do Banco Central, ainda não atingiu a meta na direção do ministério, afirmou que após submeter os nomes ao presidente [Lula] pretende marcar com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, a data para sabatina dos novos dirigentes que tomam posse, junto com Galípolo, em janeiro de 2025.

CADÊ VOCÊ, MORAES?
Dono de um perfil com 1,1 milhão de seguidores, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ainda não tinha “tuitado”, comentando o retorno do “X”. Lula (9,1 milhão) também não.

MUSK E A FILOSOFIA
Repercutiu o post da artista Melissa Chen, de Singapura, que copiou um trecho de um discurso do filósofo Friedrich Nietzsche (1844-1900) sobre sinceridade e honestidade.

OPOSIÇÃO PASSA O RODO
Ou como diz o ditado popular: os oposicionistas fizeram “barba, cabelo e bigode”, nesta quarta-feira (9), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Primeiro, os deputados aprovaram uma proposta que limita decisões monocráticas de ministros do STF. Em seguida, foi a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que cria possibilidade do Congresso Nacional anular decisões do Poder Judiciário

PODE TER MAIS
O deputado Coronel Meia (PL-PE) andava de um lado para outro articulando, argumentando e defendendo que o próximo passo será a “aprovação de uma media que permita votar o ‘impeachment’ do ministro Alexandre de Moraes. Segundo Meira, “todo aquela autoridade do Judiciário que usurpar do poder terá o mesmo tratamento”, antecipou.

TRAÇANDO ESTRATÉGIAS
Criticado por omissão durante o primeiro turno, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu na frente e reuniu em Brasília, os candidatos Bruno Engler (Belo Horizonte) e André Fernandes (Fortaleza). A ideia do partido é que o ex-presidente faça “ponta aérea” entre as principais cidades onde o PL estará concorrendo no segundo turno. Ao todo serão 23. “Esses dois [candidatos] aí foram apenas o pontapé inicial” disse o presidente da legenda, Valdemar Costa Neto.

NOVA AMUPE
Prefeitos eleitos, que mantiveram conversa com a coluna, confidenciaram que esperam da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco) “mais municipalismo” e “menos glamour”. O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota (1960-2024) é tido como “importante exemplo” de como a Amupe deve ser administrada. Hoje a associação é comandada por Marcelo Gouveia (Paudalho).

PENSE NISSO!
Há quem reclame, e com relativa razão, dos altos custos da Justiça Eleitoral para “tão pouco período de trabalho”. Mas muita gente não faz ideia do que o Parlamento brasileiro custa e daquilo que “devolve” à sociedade.

“A democracia”, como dizia o ex-senador Romero Jucá, “tem um custo muito elevado”. Outros políticos dizem que a democracia tem seu preço. E é duplamente verdadeira.

Mas tudo isso foi para antecipar que o leitor não se assuste se deputados e senadores produzirem menos do que aquilo que era esperado. Salvo uma ou outra votação pontual - e no Senado mais que na Câmara - o Parlamento está devendo ao cidadão.

Embora deputados e senadores recebam em dia. E muitos deles mais do que valem.

Pense nisso!

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS