Os bastidores da política nacional, com Romoaldo de Souza

Política em Brasília

Por Romoaldo de Souza
Romoaldo de Souza

Governo desconvida MST para o desfile do 7 de Setembro

No Senado, o pivô da censura do ministro Alexandre de Moraes, (STF), ao "X" está dormindo no plenário. Marcos Do Val está com os salários bloqueados

Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 04/09/2024 às 20:27
Sem dinheiro para pagar as contas, senador Marcos Do Val (Podemos-ES) dorme no plenário - Gabinete do senador Marcos Do Val

MST FORA
O governo alega que é falta de logística, esta coluna tem informações de que setores do Exército não gostaram do contive para que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) participasse do desfile do 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

O motivo do convite é que o governo quer prestar homenagem a grupos que se envolveram no atendimento às famílias desalojadas nas recentes enchentes no Rio Grande do Sul. Os sem terra acabaram sendo desconvidados.


LIRA ‘OUT’
O deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA) não esconde de ninguém que se sente abandonado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). A última vez que falaram de sua candidatura com o entusiasmo de padrinho para afilhado, foi na casa de Waldemar Oliveira (Avante-PE) no aniversário de Elmar, em julho.

LIRA DENTRO
Nos gabinetes graúdos de líderes do centrão, Arthur Lira - com mandato na presidência da Câmara, até 1º de fevereiro - já é dado como deputado licenciado. Elocubra-se que após passar a chave da Casa ao sucessor, Lira se mudaria de mala e alforge para a Esplanada dos Ministérios.

SEM TETO
Pivô do imbróglio jurídico que levou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a suspender o “X”, o senador Marcos Do Val (Avante-ES) está dormindo no plenário do Senado. Ainda teve um colega, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que se ofereceu para pagar um hotel até que a Justiça desbloqueie os salários de Do Val. “De jeito nenhum. Meu protesto não é para ter a rede social [de volta]. Estou protestando porque o ministro [Alexandre de Moraes] está descumprindo o artigo 53 da Constituição que diz que o mandato é inviolável. Ele me imputou uma multa de R$ 50 milhões, impagável”, protestou.

DE OLHO NA SABATINA…
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, bateu o martelo: a votação do nome do economista Gabriel Galípolo, indicado para presidência do Banco Central, será em 8 de outubro.

…E NO COPOM
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde se dá a sabatina, queria marcar para 17 de setembro, mas nessa data Galípolo participa, no Banco Central, da reunião do Comitê de Política Monetária que pode elevar a taxa de juros. Dependendo do seu voto no Copom, Galípolo poderá perder apoio de senadores governistas.

PENSE NISSO!
A unidade do ar chegou a 7%, na última terça-feira (3), na região central de Brasília, bem onde vai acontecer o desfile de 7 de Setembro, em homenagem à Independência. Setembro sempre foi quente e seco em Brasília.

Não é que eu queria recomendar ao presidente Lula da Silva (PT) adiar os festejos para outubro, um mês de temperaturas mais amenas, assim como fez o seu amigo Nicolás Maduro que antecipou para o mesmo mês, o Natal dos venezuelanos.

Sobre o Natal de Maduro: está mais que na hora do governo brasileiro tratá-lo como deve - Maduro tem que ser interditado e aí leva junto com ele os “guerrilheiros” de apartamento, alguns parlamentares que o apoiam, inclusive uma renda de brasileiros.

Mas o que não dá é um país sério como o Brasil ficar tentando intermediar uma saída. A saída ali é interditar Maduro, fazer novas eleições, reformar o Congresso e de quebra destituir o Judiciário. Mas aí quem vai colocar o pescoço no rabo do gato?

Pense nisso!

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS