SÃO PAULO | Notícia

Greve de ferroviários em São Paulo: saiba quais linhas vão parar nesta quarta-feira (26)

A partir da meia-noite desta quarta, os trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entrarão em greve sem previsão de retorno

Por Maria Letícia Menezes Publicado em 25/03/2025 às 11:57

A partir da meia-noite desta quarta-feira (26), os trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entrarão em greve. A paralisação será uma resposta ao processo de privatização de algumas linhas, que está sendo conduzido pelo governo de Tarcísio de Freitas.

Até o momento, não foi anunciado um prazo para o fim da greve, que continuará, segundo os trabalhadores, até que o governador forneça uma garantia por escrito de que o leilão das linhas será cancelado.

Linhas afetadas pela greve em São Paulo

  • Linha 7-Rubi
  • Linha 10-Turquesa
  • Linha 11-Coral
  • Linha 12-Safira
  • Linha 13-Jade

A greve ocorre em protesto contra o processo de privatização das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. Os trabalhadores da CPTM se opõem ao leilão marcado para os próximos dias, que prevê a entrega da gestão das linhas à iniciativa privada por meio de um processo conduzido pela B3, a bolsa de valores do Brasil.

As linhas afetadas pela greve conectam a região central de São Paulo a áreas da Zona Leste e cidades vizinhas da Grande São Paulo, como Mogi das Cruzes, Suzano e Guarulhos. Essas linhas atendem uma grande parte da população, com cerca de 4,6 milhões de pessoas impactadas diretamente pela paralisação.

Leilão

O governo tem planos de investir R$ 14,3 bilhões nas linhas da CPTM, que seriam privatizadas por meio de um leilão. O processo tem como objetivo aumentar os investimentos no setor ferroviário, mas também levanta preocupações sobre o impacto social e econômico dessa privatização.

O cronograma prevê a entrega dos envelopes com as propostas das empresas interessadas nesta terça-feira (25), com a abertura dos documentos e o anúncio da empresa vencedora sendo feito na sexta-feira (28).

A empresa vencedora será aquela que oferecer o maior deságio, ou seja, o maior desconto em relação ao valor de mercado das linhas.

Receba as notícias do JC em tempo real


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe