Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
INFRAESTRUTURA

Túnel do Jordão: após anos de espera e morte por afogamento, Túnel Felipe Camarão será recuperado ao custo de quase R$ 8 milhões

Nesta sexta-feira (21/3), o governo de Pernambuco lançou o edital de licitação para execução das obras de recuperação estrutural do equipamento

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Roberta Soares

Publicado em 22/03/2025 às 11:28 | Atualizado em 22/03/2025 às 11:36
A recuperação do Túnel do Jordão é mais do que urgente e era prometida pelo Departamento de Estradas de Rodagens (DER-PE) há anos, sem avanços - Yaci Ribeiro/Governo de Pernambuco

Um dos túneis mais problemáticos da Região Metropolitana do Recife, interditado com frequência sempre que chove e onde uma motorista morreu afogada ao tentar atravessá-lo inundado, o Túnel Felipe Camarão, mais conhecido como Túnel do Jordão, na Zona Sul do Recife, será, enfim, recuperado. Nesta sexta-feira (21/3), o governo de Pernambuco lançou o edital de licitação para execução das obras de recuperação estrutural do equipamento.

O investimento previsto é de R$ 7,8 milhões, com prazo de conclusão de 360 dias após a ordem de serviço. A recuperação do Túnel do Jordão é mais do que urgente e era prometida pelo Departamento de Estradas de Rodagens (DER-PE) há anos, sem avanços. Algumas soluções paliativas chegaram a ser feitas desde que o equipamento foi construído, ainda em 2012 e como parte do sistema viário de triplicação da PE-008, mais conhecida como Estrada da Batalha, corredor viário importante de entrada e saída do Grande Recife e da capital ao Sul.

Mas os problemas eram frequentes, obrigando a interdição do túnel sempre que chove e colocando em risco a segurança de motoristas, pedestres e ciclistas que passam pelo local. “A necessidade urgente de recuperação do Túnel Felipe Camarão foi identificada pelo governo do Estado por meio de uma vistoria técnica detalhada, que revelou problemas em sua estrutura, como deslocamentos de materiais, fissuras, rachaduras, infiltrações e exposição de armaduras oxidadas”, explica o governo de Pernambuco.

TÚNEL NÃO TEVE A MANUTENÇÃO ADEQUADA

Problemas são antigos e a dificuldade do DER-PE - responsável pela construção e manutenção do Túnel do Jordão - ganhou desfecho trágico em 2022 - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
Túnel segue alagando e sendo mal isolado. Situação é inaceitável em tempos da engenharia civil do século 21 - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
Túnel do Jordão é interditado novamente - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
Túnel do Jordão, no Recife, chegou a ser interditado para obras - TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM

Construído em 2012, o túnel não passou por manutenção adequada pelo próprio DER-PE desde sua inauguração, o que resultou em um agravamento significativo da degradação estrutural. Como explica a atual gestão do Estado, esses problemas comprometem tanto a segurança dos usuários da via quanto a durabilidade da obra. Além disso, o sistema hidráulico de drenagem do túnel, responsável pela evacuação das águas pluviais, encontra-se em colapso.

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“A situação estrutural do Túnel Felipe Camarão exige uma intervenção técnica criteriosa para corrigir os danos acumulados ao longo dos anos. Com essa licitação, daremos início a um trabalho essencial para restaurar a integridade da estrutura e melhorar as condições de trafegabilidade no local”, declarou o diretor-presidente do DER-PE, Rivaldo Melo. 

A recuperação do Túnel do Jordão é mais do que urgente e era prometida pelo Departamento de Estradas de Rodagens (DER-PE) há anos, sem avanços - Yaci Ribeiro/Governo de Pernambuco
A recuperação do Túnel do Jordão é mais do que urgente e era prometida pelo Departamento de Estradas de Rodagens (DER-PE) há anos, sem avanços - Yaci Ribeiro/Governo de Pernambuco

“As obras de recuperação do Túnel Felipe Camarão são uma prioridade do governo de Pernambuco para garantir a segurança e a mobilidade da população. A degradação da estrutura exige uma intervenção imediata, e essa licitação representa um passo essencial para devolver à população um equipamento viário seguro e eficiente”, disse o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra.

MULHER MORREU AFOGADA NO TÚNEL DO JORDÃO

MORTE NO TÚNEL DO JORDÃO - Thiago Lucas
Idosa de 81 anos morreu em 2022, ao tentar passar com o carro pelo Túnel do Jordão, que estava completamente alagado. Vítima era acostumada a fazer a travessia e equipamento não estava bem isolado - JOSÉ MARTINS/JC IMAGEM
Diante do que encontrou, a perícia concluiu que não houve um sinistro de trânsito, como um capotamento. O carro teria boiado com a quantidade de água e tombado pela lateral - JOSÉ MARTINS/JC IMAGEM

Em agosto de 2022, uma idosa de 81 anos morreu afogada ao tentar passar de carro pelo túnel, mesmo estando alagado. As equipes do Corpo de Bombeiros que fizeram o resgate do corpo informaram que o veículo estava virado com as rodas para cima.

Na época, foi informado que não houve um capotamento. O carro teria ‘boiado’ devido ao alto volume de água no túnel e tombado pela lateral, segundo a perícia técnica.

A vítima foi identificada como Sônia Maria Dantas e a causa da morte, assim como a do Túnel da Via Mangue, foi afogamento.

ALAGAMENTO NO TÚNEL DA VIA MANGUE JÁ PROVOCOU MORTES NO RECIFE

Túnel do Jordão - Thiago Lucas

Não foi apenas o Túnel do Jordão que provocou mortes no Recife devido à falta de manutenção e os constantes alagamentos. Em junho de 2019, uma mulher morreu afogada depois de o condutor do carro em que estava insistir em passar pelo Túnel Josué de Castro, no Pina, na Zona Sul do Recife, conhecido como o Túnel da Via Mangue. O local estava alagado, mas as pessoas não faziam ideia do nível da água.

Na época, o Corpo de Bombeiros informou que a vítima, identificada como Mirelle Paula da Silva, de 34 anos, era passageira do veículo. Outras duas mulheres estavam no carro e conseguiram se salvar.

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