As rodovias federais (BRs) de Pernambuco já estão sendo mais fiscalizadas para o Carnaval 2025. Nesta segunda-feira (24/2), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou a Operação Carnaval 2025, que seguirá até a Quarta-feira de Cinzas (5/3) com o objetivo de ampliar a fiscalização de trânsito e, assim, ajudar na prevenção de sinistros (não é mais acidente de trânsito que se define, segundo o CTB e a ABNT).
A operação acontece todos os anos e, no Estado, começa mais cedo para acompanhar as prévias da festa. Em 2025, tem como foco o combate à embriaguez ao volante. Os policiais rodoviários federais têm como meta manter a redução no número de infrações relacionadas à perigosa mistura de álcool e direção, como aconteceu no Carnaval de 2024.
Mesmo assim, em Pernambuco, a embriaguez ao volante foi a principal causa de 160 sinistros de trânsito, um índice 12% maior que em 2023. E 1.715 condutores foram autuados em 2024 nas rodovias federais que cortam o Estado por dirigir sob efeito de álcool ou por recusa a se submeter ao teste de alcoolemia, popularmente conhecido como “bafômetro”.
Outra meta é a redução de sinistros de trânsito em trechos considerados críticos, com alto índice de sinistralidade durante a folia. “Apesar da redução dos índices de infrações no período do Carnaval, os números de sinistros sinalizam a necessidade contínua de fiscalizar e coibir a conduta de assumir o volante após o consumo de álcool, que normalmente é responsável por sinistros graves, com feridos e até mesmo mortes”, afirma o diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira.
Em 2024, durante a Operação Carnaval, foram atendidos 57 sinistros por diversas causas, que resultaram em 52 feridos e duas mortes. Desse total, oito tiveram como causa principal a alcoolemia ao volante.
PONTOS CRÍTICOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A PRF identificou trechos críticos de rodovias federais, cada um com dez quilômetros de extensão, onde há maior risco de sinistros no período carnavalesco.
O levantamento identificou os trechos com maior número de sinistros que envolveram motocicletas e provocados por excesso de velocidade, nas cinco regiões do país. Nos locais analisados, a escala de probabilidade de sinistros varia de 50% a 100%. A análise foi feita com base nas estatísticas de 2017 a 2020 e de 2023 e 2024.
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Como reduzir os sinistros de trânsito e o congestionamento
Para reduzir as estatísticas e aumentar a segurança nos pontos identificados, o planejamento é para que os policiais rodoviários federais intensifiquem a fiscalização, com deslocamento para os trechos críticos, fiscalização de motocicletas e uso de radares de velocidade.
EXCESSO DE VELOCIDADE E USO IRREGULAR DE MOTOS
Em Pernambuco, a PRF também iniciou na segunda (24), duas operações para coibir o excesso de velocidade e o uso irregular de motocicletas nas rodovias federais de Pernambuco. Intituladas de "Velocidade Máxima" e "Operação Nacional de Motopoliciamento", as iniciativas seguem até a quinta-feira (6/3), com foco em reduzir a violência no trânsito e prevenir comportamentos imprudentes dos condutores. As duas operações integram os esforços de fiscalização da Operação Carnaval.
O excesso de velocidade está associado a muitos sinistros e potencializam a gravidade das lesões nas vítimas do trânsito. A fiscalização contará com o apoio de 20 policiais de Brasília na fiscalização com radar. No ano de 2024, foram registrados 93 colisões associadas a essa infração, com 114 feridos e dez mortes. Em 2023, foram atendidos 103 sinistros, com 131 pessoas feridas e 12 mortas.
Por isso, a PRF intensificou a fiscalização com o radar de velocidade em locais onde acontecem mais colisões graves. Esse reforço resultou no registro de 20 mil autuações de veículos com excesso de velocidade no ano passado.
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Outro foco da ação são os motociclistas, que têm sido as principais vítimas do trânsito devido à falta de equipamentos obrigatórios, o que contribui para a gravidade das colisões envolvendo motos. A operação contará com integrantes do Grupo de Motociclistas da PRF de Pernambuco, São Paulo, Pará, Mato Grosso, Santa Catarina e Ceará. No ano passado, foram emitidas cerca de 3 mil autuações pela falta do capacete em Pernambuco.
Com relação aos sinistros envolvendo motocicletas nas rodovias federais que cortam o Estado, no ano de 2024 foram registradas 1.772 colisões, com 2.076 feridos e 158 mortes. Em 2023, foram atendidos 1.541 sinistros, que deixaram 1.785 pessoas feridas e 132 mortas.