Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
CHUVAS

Chuvas no Recife: túnel da Via Mangue é interditado por causa das chuvas

A decisão da Prefeitura do Recife de interditar o Túnel Josué de Castro é preventiva para evitar mortes, como já aconteceu em outros anos na capital

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 05/02/2025 às 9:36 | Atualizado em 05/02/2025 às 10:35
O túnel Josué de Castro, no Pina, foi interditado pela Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) - Reprodução/CTTU

As chuvas que caem na capital e no Grande Recife desde o fim da tarde de terça-feira (4/2) provocaram a interdição do Túnel Josué de Castro, no Pina, mais conhecido como o túnel da Via Mangue, na Zona Sul do Recife.

O fechamento do túnel provoca um impacto gigante na circulação dos veículos, já que é, desde a construção da Via Mangue, dez anos atrás, a principal saída da área Sul do Recife e também de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

Motoristas que ainda insistiram em sair de casa mesmo com a previsão de muitas chuvas e alertas feitos pela prefeitura devem evitar o túnel. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) está orientando os motoristas que trafegam pela Via Mangue a desviar o percurso pela Avenida República Árabe Unida.

Em seguida, acessar a Rua Nogueira de Souza para cruzar a Avenida Herculano Bandeira e chegar à Avenida Antônio de Góis, seguindo em direção ao Centro do Recife e à Avenida Agamenon Magalhães.

ALAGAMENTO NO TÚNEL DA VIA MANGUE JÁ PROVOCOU MORTE NO RECIFE

Em junho de 2019, uma mulher morreu afogada depois de o condutor do carro em que estava insistir em passar pelo Túnel da Via Mangue - Foto: Guga Matos/Acervo JC Imagem
O fechamento do túnel provoca um impacto gigante na circulação dos veículos, já que é, desde a construção da Via Mangue, dez anos atrás, a principal saída da área Sul do Recife e também de Jaboatão dos Guararapes - Foto: Michele Souza / JC Imagem

A decisão da Prefeitura do Recife de interditar o Túnel Josué de Castro é preventiva para evitar mortes, como já aconteceu em outros anos na capital. Em junho de 2019, uma mulher morreu afogada depois de o condutor do carro em que estava insistir em passar pelo Túnel da Via Mangue. Josué de Castro, no Pina, na Zona Sul do Recife. O local estava alagado, mas as pessoas não faziam ideia do nível da água.

Leia Também

Na época, o Corpo de Bombeiros informou que a vítima, identificada como Mirelle Paula da Silva, de 34 anos, era passageira do veículo. Outras duas mulheres estavam no carro e conseguiram se salvar.

TÚNEL DO JORDÃO TAMBÉM PROVOCOU MORTE DEVIDO AO ALAGAMENTO

Em agosto de 2022, mais uma morte provocada pelo alagamento de túneis devido às fortes chuvas. Na época, o fato aconteceu no Túnel Felipe Camarão, conhecido como Túnel do Jordão, também na Zona Sul do Recife.

Uma idosa de 81 anos morreu afogada ao tentar passar de carro pelo túnel, mesmo estando alagado. As equipes do Corpo de Bombeiros que fizeram o resgate do corpo informaram que o veículo estava virado com as rodas para cima.

Na época, foi informado que não houve um capotamento. O carro teria ‘boiado’ devido ao alto volume de água no túnel e tombado pela lateral, segundo a perícia técnica.

A vítima foi identificada como Sônia Maria Dantas e a causa da morte, assim como a do Túnel da Via Mangue, foi afogamento. 

Alagamento nos Bultrins, em Olinda - Gabriel Ferreira/Jc Imagem
Alagamento nos Bultrins, em Olinda - Gabriel Ferreira/Jc Imagem
Instabilidade toma conta da RMR - Reprodução / CTTU

CONFIRA ONDE MAIS CHOVEU NO GRANDE RECIFE NESTA QUARTA (5/2)

Camaragibe | 110,39 mm (Jardim Primavera)

Camaragibe | 108,09 mm (Aldeia)

Paulista | 104,95 mm (Vila Torres Galvão)

Camaragibe | 103,72 mm (Timbi)

Paulista | 102,23 mm (Janga)

Olinda | 99,87 mm (Tabajara)

Recife | 98,8 mm (Brega E Chique)

Camaragibe | 97,8 mm (Convento Carmelo)

Recife | 97,13 mm (Torreão)

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS