Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
VEM Idoso

100 cartões VEM Idoso são bloqueados diariamente por uso indevido no Recife

Documento que garante o direito a gratuidade a pessoas idosas estão sendo usados de forma indevida; veja como emití-lo de forma segura

Cadastrado por

Emanuel Gomes

Publicado em 22/11/2024 às 11:44 | Atualizado em 22/11/2024 às 11:48
Cartão VEM Idoso - FOTO: PAULO MACIEL // CONSÓRCIO DE TRANSPORTE METROPOLITANO

O Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) divulgou, nesta sexta-feira (22), que cerca de 100 cartões VEM Idoso estão sendo bloqueados todos os dias, na Região Metropolitana do Recife.

De acordo com Adilson Nunes, gerente de atendimento ao usuário do, o motivo dos bloqueios é o uso indevido do documento, ou seja, entregá-lo a terceiros.

As imagens são capturadas nas câmeras instaladas nos ônibus e, assim, o mal uso é identificado. O cartão VEM Idoso é de uso pessoal e intransferível, só o titular poderá utilizá-lo.

O uso por terceiros caracteriza uso indevido e estará sujeito às penalidades do uso irregular. Portanto, não empreste o seu cartão e mantenha o mesmo em local seguro.

Cartão VEM Idoso

O Cartão VEM Idoso é um documento voltado exclusivamente para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.

Com o cartão, o idoso terá mais agilidade no momento do embarque durante as viagens, poderá passar de maneira gratuita pela catraca e escolher o seu assento.

Leia Também

Como emitir o documento:

O usuário que desejar obter o VEM Idoso, deverá possuir idade igual ou superior a 65 anos, conforme Lei do Idoso, onde concede seus benefícios, e deverá cadastra-se no site https://cartaovem.com.br/ e, no momento, informe o seu CPF e e-mail válido para recebimento para link de acesso.

As comprovações necessárias para a obtenção do cartão são:

Desbloqueio do VEM

Para o desbloqueio, o dono do cartão VEM Idoso deverá procurar a nova sede do CTM, no Recife Antigo.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS