Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
METRÔ

Metrô do Recife vai funcionar nos domingos do Enem

O primeiro dia do Enem 2024 será no próximo domingo, dia 03 de novembro. Apesar de estar com operação supensa aos domingos, o metrô vai funcionar

Cadastrado por

Maria Letícia Menezes

Publicado em 30/10/2024 às 18:24 | Atualizado em 30/10/2024 às 18:27
A decisão da CBTU facilita para os candidatos do Enem 2024, que terão mais opções de transporte público para se deslocar. - JC Imagem

O metrô estará disponível para os candidatos que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 na Região Metropolitana do Recife.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) garantiu que o metrô do Recife operará nos próximos dois domingos da prova, 03 e 10 de novembro, em horário normal, das 5h às 23h.

Vale lembrar que o metrô está sem operar aos domingos para manutenção nas linhas Centro e Sul do sistema, que transportam entre 160 e 180 mil passageiros diariamente.

Leia Também

Manutenção aos domingos

Desde o mês de agosto, o metrô do Recife não tem operado aos domingos devido a manutenções nas linhas elétricas Centro e Sul.

Segundo a CBTU, trata-se de um trabalho que inclui a correção de falhas e a revisão completa dos sistemas de eletrificação e via.

A operação nos domingos foi suspensa para possibilitar uma infraestrutura segura e um serviço regular durante os dias de semana, quando a demanda é mais elevada.

Há uma janela noturna para eventuais manutenções (das 00h às 04h), mas, segundo a companhia, devido à complexidade dos serviços, não é possível reestabelecer o funcionamento das linhas neste tempo, o que prejudicaria o usuário. Cerca de 40 mil passageiros são afetados.

Exceções

O metrô do Recife já havia aberto de forma excepcional aos domingos  durante as eleições, tanto no primeiro quanto no segundo turno, com o objetivo de facilitar o acesso dos eleitores aos locais de votação.

Assim como nas eleições, o funcionamento do metrô durante o Enem se torna estratégico, especialmente, por conta dos congestionamentos gerados nas vias em um dia de grande mobilização como os de aplicação da prova.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS