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Praia de Jaguaribe, Ilha de Itamaracá, Litoral norte. - JAILTON JR./JC IMAGEM
O Litoral Norte de Pernambuco, onde estão localizadas praias que já foram referência do turismo no Estado, como Ponta de Pedras e a Ilha de Itamaracá, tem uma infraestrutura rodoviária que ainda consegue ser melhor que a do Sul, mas também velha, gasta e mal cuidada.
Além disso, a favelização da costa é um problema que só se agrava na região, especialmente em Itamaracá, onde os casebres erguidos na faixa de areia há aproximadamente 15 anos já viraram de alvenaria e ganharam andares.
A Ilha de Itamaracá é a mais afetada e a que mais assusta o turista. Chegar até a ilha é relativamente tranquilo, já que o sistema viário é praticamente sustentado pela BR-101 Norte. Mas as PEs 049 (Ponta de Pedras) e 035 (Ilha de Itamaracá) são remendadas e, como a maioria das rodovias da região, não têm acostamento nem sinalização horizontal e vertical, além de uma vegetação alta.
O problema de Itamaracá segue sendo a urbanização desordenada em Jaguaribe e no Pilar, onde até cavalos sendo criados à beira-mar são vistos, e a falta de infraestrutura e o lixo nas ruas que levam ao Forte de Itamaracá.
O plano inclui a requalificação de quase cem pontos turísticos da região, rica em belezas naturais e com cidades históricas - JAILTON JR./JC IMAGEM
Praia de Jaguaribe, Ilha de Itamaracá, Litoral norte. - JAILTON JR./JC IMAGEM
Praia de Jaguaribe, Ilha de Itamaracá, Litoral norte. - JAILTON JR./JC IMAGEM
Casebres viraram de alvenaria na beira-mar em Jaguaribe - JAILTON JR./JC IMAGEM
O problema de Itamaracá segue sendo a urbanização desordenada em Jaguaribe e no Pilar, onde até cavalos sendo criados à beira-mar são vistos - JAILTON JR./JC IMAGEM
Praia de Jaguaribe, Ilha de Itamaracá, Litoral Norte. - JAILTON JR./JC IMAGEM
“As estradas não são das piores, mas também não são boas. E é assim faz muito tempo. Até mesmo as novas rodovias, como a antiga Estrada do Cajueiro, que liga a PE-049 à BR-101, em Goiana, já está destruída após quatro anos de construção. E é um acesso que reduz em 12 km o percurso. Isso é muito ruim para o turista que gosta de frequentar as praias da região, como Ponta de Pedras, Barra de Catuama e Carne de Vaca”, alerta o motorista de lotação Mário Vicente.
DIFÍCIL ACESSO ÀS PRAIAS DO SOSSEGO E ENSEADA DOS GOLFINHOS
Forte Orange, Ilha de Itamaracá, Litoral Norte, é uma das apostas do resgate da região - JAILTON JR./JC IMAGEM
Forte Orange, Ilha de Itamaracá, Litoral Norte. - JAILTON JR./JC IMAGEM
A estimativa é de que a região receba R$ 10 bilhões em aportes nos próximos dez anos - JAILTON JR./JC IMAGEM
Situação das Estradas que dão acesso ao Litoral norte, PE 01. - JAILTON JR./JC IMAGEM
Situação das Estradas que dão acesso ao Litoral norte, PE 01. - JAILTON JR./JC IMAGEM
Situação das Estradas que dão acesso ao Litoral norte, PE 01. - JAILTON JR./JC IMAGEM
Situação das Estradas que dão acesso ao Litoral norte, PE 01. - JAILTON JR./JC IMAGEM
Situação das Estradas que dão acesso ao Litoral norte, Av. Goiana. - JAILTON JR./JC IMAGEM
"As estradas não são das piores, mas também não são boas. E é assim faz muito tempo", alerta o motorista de lotação Mário Vicente. - Mário Vicente - Motorista
Situação das Estradas que dão acesso ao Litoral norte, PE 49. - JAILTON JR./JC IMAGEM
Situação das Estradas que dão acesso ao Litoral norte, PE 49. - JAILTON JR./JC IMAGEM
Situação das Estradas que dão acesso ao Litoral norte, BR 101. - JAILTON JR./JC IMAGEM
A pavimentação da estrada vicinal que leva às praias do Sossego, Enseada dos Golfinhos e Pontal de Itamaracá, numa extensão de aproximadamente dez quilômetros, segue sendo quase uma lenda urbana na região.
A estrada chegou a ser preparada para a implantação, ainda no segundo governo de Miguel Arraes (PSB), mas as obras não avançaram. Mesmo com recursos garantidos, na época, via Prodetur. Hoje, o máximo que o acesso recebe é uma acomodação do barro por máquina.