Especialistas destacam que pedalar para o trabalho oferece benefícios cardiovasculares, ajuda no controle de peso e fortalece os músculos das pernas - Renato Ramos/JC Imagem
Que pedalar faz bem para as cidades, não restam dúvidas. Estimular o uso de bicicletas ajuda a crise climática e a segurança viária. Agora, mais um estudo confirma o que muita gente já sabe (pelo menos quem pedala): que pedalar faz bem - muito bem, inclusive, para a saúde.
Publicado pela BMJ Public Health, o novo estudo revelou que quem vai de bike ao trabalho tem 47% menos risco de morte prematura, 24% de hospitalização por doenças cardíacas, 20% de desenvolver problemas de saúde mental e 45% de risco de ter um câncer.
O estudo acompanhou mais de 82 mil pessoas, entre 16 e 74 anos de idade, ao longo de 18 anos (2001 a 2019) e destacou os benefícios significativos da prática do ciclismo e da caminhada como forma de transporte.
PEDALAR É UMA “VIAGEM ATIVA”
O estudo da BMJ Public Health classificou o ciclismo e a caminhada como uma "viagem ativa", enquanto dirigir ou pegar o trem foram classificados como "viagem inativa". Os pesquisadores analisaram os registros de prescrição, hospitalização e óbito dos participantes, enfatizando a eficácia do ciclismo na promoção da saúde geral e na redução de doenças crônicas.
Pedalar também regula e melhora o bem-estar mental ao liberar hormônios que combatem o estresse e a ansiedade - Renato Ramos/JC Imagem
Especialistas destacam que pedalar para o trabalho oferece benefícios cardiovasculares, ajuda no controle de peso e fortalece os músculos das pernas. Além disso, o exercício regula melhora o bem-estar mental ao liberar hormônios que combatem o estresse e a ansiedade.
O ciclismo também é associado a um sistema imunológico mais forte e ao retardamento dos efeitos do envelhecimento.
CONFIRA os principais resultados:
* 24% menos risco de doenças cardíacas; * 20% menos necessidade de medicamentos para saúde mental; * 45% menos risco de câncer; * 40% menos chances de óbito por câncer
PERIGO NO TRÂNSITO, ENTRETANTO, TAMBÉM É DESTACADO
Apesar dos inúmeros benefícios, o estudo também alerta para um maior índice de hospitalizações entre os ciclistas por ferimentos no trânsito. Por isso, a importância da ampliação da malha cicloviária nas cidades, especialmente com ciclovias - equipamentos que segregam o espaço da bicicleta do tráfego de veículos.
Apesar dos inúmeros benefícios, o estudo também alerta para um maior índice de hospitalizações entre os ciclistas por ferimentos no trânsito - Renato Ramos/JC Imagem
Confira os benefícios para a saúde ao pedalar:
1. Melhora a saúde do coração
O ciclismo é um ótimo exercício cardiovascular e pode fazer o coração bater mais rápido e mais forte, melhorando sua saúde cardíaca. Quando você pedala, seu coração bombeia mais sangue, o que ajuda a melhorar a circulação e mantém seu coração em boa forma.
Andar de bicicleta queima calorias e ajuda a manter um peso saudável. Em média, uma pessoa pode queimar aproximadamente 400 a 600 calorias em uma hora enquanto anda de bicicleta em velocidade moderada.
3. Força muscular
O ciclismo exercita os músculos das pernas e melhora o tônus muscular e a força geral. Ele tem um elemento de resistência, o que significa que não só queima gordura, mas também constrói músculos ao redor dos glúteos, panturrilhas, isquiotibiais e quadríceps.
4. Bem-estar mental
Exercícios como ciclismo liberam hormônios de bem-estar (endorfinas) que podem reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão. Além disso, andar de bicicleta ao ar livre pode melhorar o funcionamento cognitivo .
5. Sistema imunológico mais forte
Usar uma bicicleta regularmente pode retardar os efeitos do envelhecimento e fortalecer o sistema imunológico, o que significa que seu corpo será capaz de combater doenças de forma mais eficaz.
6. Pode reduzir o risco de câncer
O ciclismo regular pode reduzir o risco de doenças crônicas como o câncer. Pessoas que pedalam para o trabalho tinham um risco 45% menor de desenvolver e um risco 40% menor de morrer de câncer.
Jornalista setorizada em mobilidade urbana há mais de 20 anos. Com 30 anos de redação, cobriu por quase dez anos o setor de segurança pública, atuando também nas editorias de Política, Brasil e Internacional.
Localidade:RecifeTelefone:8199537000Cargo:repórter sênior e colunistaCursoCurso de Fiscalização do Dinheiro Público Ministrado pelo Knight Center, 2020
Curso de Desenvolvimento Urbano para Jornalistas Ministrado pela Abraji e Instituto Linconl – São Paulo, 2014
Curso de Webvídeos em dispositivos móveis Ministrado pelo Jornal do Commercio, 2015
Curso de Webjornalismo Ministrado pelo professor Fábio Guerra, da VídeoRepórte, Recife, 2013
Curso de WebJornalismo Ministrado pelo Grupo Garapa, São Paulo, em 2012