Publicado em 29/07/2024 às 12:55
| Atualizado em 29/07/2024 às 12:56
Governo de Pernambuco garantiu que não haverá interrupção ou redução do serviço de ônibus com a saída da Vera Cruz do sistema de transporte público do Grande Recife - LÉO CALDAS/DIVULGAÇÃO
A nova operação das linhas de ônibus que pertencem à empresa Vera Cruz, que pediu para encerrar a operação no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) no dia 22/7, já tem data para começar: a partir do sábado, dia 3 de agosto.
A nova operação será faseada e deverá se prolongar até o dia 31/8 ou, no máximo, fim da primeira quinzena de setembro - é o que garante o governo de Pernambuco, gestor do transporte metropolitano por ônibus através do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM).
O Estado aceitou a saída da operadora do sistema e as 48 linhas da empresa serão divididas entre outras operadoras, provavelmente as empresas Metropolitana, Borborema e São Judas Tadeu, que atenderiam, na teoria, os requisitos do regulamento do STPP de proximidade de operação e avaliação (esse item está sendo avaliado pelo CTM).
Seriam, na prática, a reorganização de 36 linhas que ainda estavam sendo operadas pela Vera Cruz, já que, em abril, a operação de 12 linhas foi repassada para a Borborema, Empresa Metropolitana e São Judas Tadeu.
TRANSIÇÃO DA OPERAÇÃO LEVARÁ DE 30 A 40 DIAS E PASSAGEIRO TERÁ SERVIÇO GARANTIDO, PROMETE ESTADO
A nova operação será faseada e deverá se prolongar até o dia 31/8 ou, no máximo, fim da primeira quinzena de setembro - LÉO CALDAS/DIVULGAÇÃO
A primeira fase, que começa no dia 3 de agosto, atingirá 14 linhas da Vera Cruz, que serão divididas igualmente entre a Empresa Metropolitana e a Borborema. Confira as linhas que serão transferidas nessa fase:
“Nós garantimos aos passageiros que não haverá interrupção do serviço de transporte nas áreas atendidas pela empresa. Por isso a desmobilização da operação está sendo faseada e será assumida por outras operadoras do sistema, como já vem acontecendo desde abril, quando 12 linhas passaram a ter novos operadores e a qualidade do serviço só melhorou”, garantiu o presidente do CTM, Matheus Freitas.
Segundo o gestor, a decisão da Vera Cruz de entregar as linhas só antecipou a ação que o Estado teria que tomar para retirada da operadora do sistema. “Só aumentou nossa certeza de que a Vera Cruz não teria condições de operar na RMR. Tentamos com o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), via Ministério Público de Pernambuco (MPPE), mas não deu certo”, lamentou.
GARANTIA PARA OS TRABALHADORES DA EMPRESA E VENDA DA FROTA
A Vera Cruz poderá repassar ou vender a frota, mas deverá garantir a recolocação dos trabalhadores (média de 400 motoristas) e seguir pagando as multas recebidas e que totalizam R$ 10 milhões. “O TAC deverá ser aditado. Vamos ver tudo isso com o MPPE”, garantiu Matheus Freitas.
Linhas a serem transferidas para a Empresa Borborema:
124 - VILA DO SESI/TI TANCREDO NEVES 125 - CÓRREGO DA GAMELEIRA/TI TANCREDO NEVES 151 - JARDIM JORDÃO/TI AEROPORTO 152 - JORDÃO BAIXO/TI AEROPORTO 153 - JORDÃO ALTO/TI AEROPORTO 154 - JORDÃO (BACURAU) 155 - JORDÃO BAIXO/BOA VIAGEM
Linhas a serem transferidas para a Empresa Metropolitana:
126 - UR-03/TI TANCREDO NEVES 131 - UR-02 (BACURAU) 132 - UR-02 (IBURA)/TI TANCREDO NEVES 134 - LAGOA ENCANTADA/TI TANCREDO NEVES 141- JARDIM MONTE VERDE/TI TANCREDO NEVES 143 - UR-06/TI TANCREDO NEVES 168 - TI TANCREDO NEVES (CDE. B. VISTA)
Confira as linhas que já estão sendo operadas pela Borborema, Metropolitana e São Judas Tadeu:
110 - IBURA/TI PRAZERES (Metropolitana) 115 - TI AFOGADOS/TI AEROPORTO (Metropolitana ) 118 - PRAZERES/BOA VIAGEM (Borborema) 120 - ALTO DOIS CARNEIROS/SHOPPING (Borborema) 135 - UR-10 (Metropolitana) 136 - UR-05 (Metropolitana) 142 - ALTO DOIS CARNEIROS/TI TANCREDO NEVES (Metropolitana) 145 - ALTO DOIS CARNEIROS (BACURAU) (Metropolitana) 178 - PORTO DE SUAPE/TI CABO (São Judas Tadeu) 196 - TI CABO/PORTO DE GALINHAS/NOSSA SENHORA DO Ó (São Judas Tadeu) 198 - IPOJUCA/TI CABO (São Judas Tadeu) 199 - CAMELA/TI CABO (São Judas Tadeu)
Confira o cronograma da transição da operação feito pelo governo de Pernambuco:
Vera Cruz diz que a decisão de entregar todas as linhas de ônibus não tem volta - LÉO CALDAS/DIVULGAÇÃO
1.A Vera Cruz tem a permissão para operar 48 linhas. a.?Devido ao Termo de Ajuste de Compromisso (TAC), junto com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a empresa tem 12 linhas suspensas e permanece operando 36 linhas. b.O TAC foi firmado devido a dificuldades que vinham comprometendo a operação, e tornaram-se mais evidentes quando o CTM passou a exigir melhorias ao longo do ano de 2023.
2.A Vera Cruz protocolou um ofício no CTM, em 23 de julho, no qual comunicava a desistência definitiva e encerramento das atividades operacionais, em caráter irrevogável e irretratável.
3.Ao todo, a Vera Cruz possui 171 veículos distribuídos na sua operação, de modo que a transição para os outros operadores se dará em fases, começando a partir do início do mês de agosto.
4.O CTM está trabalhando para que haja a desmobilização da operação da empresa, de modo que outras empresas do STPP/RMR possam assumir a operação, de modo que o usuário não seja prejudicado e continue sendo atendido. Espera-se que entre de 30 e 45 dias, a redistribuição da operação da empresa possa ser transferida para outros operadores e a operação da Vera Cruz seja encerrada.
5.Visando a garantia da continuidade da execução da prestação de serviço público, o qual é indispensável, como também a mitigação de eventuais prejuízos decorrentes do repasse das linhas para outras operadoras, o CTM espera que a Vera Cruz cumpra o cronograma de desmobilização pelo prazo a ser estipulado pelo CTM, bem se comprometa a disponibilizar veículos e mão de obra para as operadoras que venham a assumir a operação, a fim de garantir continuidade e níveis de serviço previamente estabelecidos, de acordo com a normas aplicáveis à espécie, sem prejuízo aos usuários do STPP/RMR.
6.À medida que o cronograma for definido, o CTM disponibilizará as informações para todos.
VERA CRUZ PEDIU PARA DEIXAR O SISTEMA DE TRANSPORTE DO GRANDE RECIFE
A empresa de ônibus Vera Cruz entregou, oficialmente, todas as linhas que operava na RMR ao governo de Pernambuco no dia 22/7. A empresa enviou à Coluna Mobilidade uma carta protocolada no CTM no dia 23/7 que comprova a efetivação da devolução das linhas. No documento, que tem como referência a desistência da operação de todas as linhas de transporte sob permissão da Vera Cruz, a operadora voltou a usar os mesmos argumentos que apresentou em abril, quando pediu para transferir e permutar parte da operação.
A empresa alega que a operação vem sendo deficitária sob o ponto de vista econômico-financeiro há anos, o que tem provocado "severos prejuízos" que comprometem a manutenção dos serviços regulares de transportes.
E segue afirmando que a decisão não tem volta. "Entendemos não ter mais sentido operar todas as nossas linhas de transporte por ser economicamente inviável. Assim, manifestamos formalmente a nossa desistência definitiva e encerramento das atividades operacionais, em caráter irrevogável, de forma amigável, a partir do dia 23 de julho".
Confira a carta:
Documento que oficializa a entrega das linhas de ônibus pela Vera Cruz - REPRODUÇÃO ENTENDA A CRISE DA VERA CRUZ
A Vera Cruz teve a operação de 12 linhas repassadas para outras três empresas do Sistema de Transporte Público da Região Metropolitana do Recife (STPP) por 90 dias, inicialmente.
A mudança foi acordada no TAC assinado entre a Vera Cruz, o governo de Pernambuco e o MPPE no dia 30/4. A decisão, acordada entre as partes e mediada pelo promotor de Transportes, Leonardo Caribé, foi tomada porque a Vera Cruz não iria conseguir cumprir o cronograma de renovação da frota.
A empresa colocou nove ônibus semi-novos para operar em abril e comprou outros 26 veículos, mas que não conseguiram chegar dentro do prazo estipulado. As linhas - a maioria operadas há muitos anos pela Vera Cruz - foram divididas entre as empresas Borborema, Metropolitana e São Judas Tadeu. As três, juntas, colocaram uma frota de 40 ônibus para atender à demanda das linhas.
BORBOREMA, METROPOLITANA E SÃO JUDAS TADEU ASSUMIRAM
Na primeira transferência de operação da Vera Cruz, em abril, as linhas que atendem ao Ibura e a Imbiribeira ficaram com a Metropolitana e a Borborema, enquanto as que atendem ao Cabo de Santo Agostinho e à cidade de Ipojuca, com a São Judas Tadeu.
Segundo informações do setor, a Vera Cruz estava deixando de colocar, em média, 40 ônibus a menos na operação. Deveria operar com 179 veículos diariamente, mas só estaria colocando 139. A empresa só teria adquirido nove ônibus em abril e, alguns, tiveram quebras no primeiro dia de operação.
Jornalista setorizada em mobilidade urbana há mais de 20 anos. Com 30 anos de redação, cobriu por quase dez anos o setor de segurança pública, atuando também nas editorias de Política, Brasil e Internacional.
Localidade:RecifeTelefone:8199537000Cargo:repórter sênior e colunistaCursoCurso de Fiscalização do Dinheiro Público Ministrado pelo Knight Center, 2020
Curso de Desenvolvimento Urbano para Jornalistas Ministrado pela Abraji e Instituto Linconl – São Paulo, 2014
Curso de Webvídeos em dispositivos móveis Ministrado pelo Jornal do Commercio, 2015
Curso de Webjornalismo Ministrado pelo professor Fábio Guerra, da VídeoRepórte, Recife, 2013
Curso de WebJornalismo Ministrado pelo Grupo Garapa, São Paulo, em 2012