Coluna Literária | Notícia

Fábio Lucas: Imagina se houvesse livros em vez de pedras no meio do caminho

Projeto de formação e democratização da leitura nas escolas tem início nesta segunda, 17, no Rio de Janeiro, no Ciep Carlos Drummond de Andrade

Por Fábio Lucas Publicado em 15/03/2025 às 20:39 | Atualizado em 17/03/2025 às 21:46

Imagina se no meio do caminho, ao invés de tantas pedras, houver livros – de poemas e crônicas de Drummond, por exemplo. Nesta segunda, 17, o projeto “Livro a Caminho” começa em sua primeira edição, no Ciep Carlos Drummond de Andrade, no Rio de Janeiro. A ideia de Henrique Rodrigues, criador da iniciativa, é despertar no ambiente escolar, cada vez mais, o gosto pela literatura, ampliando a formação de leitores e democratizando o acesso aos livros por estudantes, professores e funcionários das escolas.

Na visita ao Ciep que leva o nome do escritor mineiro de Itabira, o editor Francisco Jorge, da Malê, vai conversar com a comunidade escolar sobre o percurso necessário à materialização de um livro, e em seguida promoverá a doação de 160 obras de literatura brasileira. A escola de estreia do projeto é bem conhecida por Henrique Rodrigues, que estudou lá na infância. Para ele, das escolas públicas devem surgir novos artistas, “justamente para combater o estigma segundo o qual alunos das redes públicas têm como futuro, no máximo, um subemprego, e não a realização dos seus sonhos”.

O projeto do Instituto Caminhos da Palavra é um exemplo que pode e deveria ser replicado em todo o país, com o entusiasmo dos discursos transformado em viabilização de recursos pelo poder público, e também por empresas sensíveis à causa do livro e da leitura.

Para pavimentar o desenvolvimento coletivo e o alcance de potenciais individuais, o poder de livros no meio do caminho faz com que o horizonte se abra em diversos caminhos: eis o salto da leitura para a realização de vidas.

Primavera dos Livros em BH

A quinta edição da Primavera dos Livros BH, da Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) acontece junto com a primeira edição da Bitita Festa da Palavra, entre os dias 13 e 18 de maio, em Belo Horizonte. “Bitita” é o apelido de infância de Carolina Maria de Jesus, homenageada pelo novo evento literário. A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e a Praça da Liberdade serão os principais palcos dos eventos simultâneos. Mais informações no Instagram @primaveradoslivrosbh.

Leitura por imagens

Vão até este domingo, 16, as inscrições para o Salão de Fotografia do Recife. Além de premiações em dinheiro, as fotos classificadas participarão de uma mostra coletiva sobre a identidade da capital pernambucana. De acordo com o idealizador e coordenador do projeto, Ronald Cruz, “a fotografia é uma ferramenta poderosa para contar histórias e revelar perspectivas únicas”. Outras informações no Instagram @salaodefotografiarec.


Casa Record na Livraria

A Livraria Circulares terá o encontro da escritora Maíra Valério com as jornalistas Fernanda Rouvenat e Nahima Maciel, na quarta, 19, em Brasília, às 7 da noite. O debate será sobre o novo livro de Miranda July, “De quatro”, publicado pelo selo Amarcord. O evento faz parte do circuito Casa Record na Livraria.


Lázaro Ramos

O ator e escritor Lázaro Ramos lança “Na nossa pele – Continuando a conversa”, oito anos depois de “Na minha pele”. O novo livro oferece reflexões sobre o racismo no Brasil, a partir de relatos a respeito de sua mãe. Lançamentos agendados: em São Paulo, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho, na quarta, 19, às 18h; em Salvador, na Livraria LDM do Vitória Boulevard, no sábado, 22, às 3 da tarde; e no Rio de Janeiro, na Livraria da Travessa do Leblon, na quarta, 26, às 18h.

Ana Branco
Helena Duncan estreia na literatura - Ana Branco


O manual do monstro

A Livraria Travessa do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, recebe na quarta, 19, o lançamento do primeiro romance de Helena Duncan, “O manual do monstro”. Antes dos autógrafos, a autora conversa com a jornalista Renata Ceribelli, a partir das 7 da noite. A publicação é da Interseção Design de Histórias.

 

Divulgação
O crítico Augusto Nunes-Filho - Divulgação


Encontro na AML

A Academia Mineira de Letras (AML) acolhe mais uma edição do ciclo de debates “Arte Hoje: Encontros...”, nesta quarta, 19, em Belo Horizonte. Luiz Camillo Osório e Eduardo de Jesus conversam sobre a arte contemporânea brasileira e seus elos com a cena política. A mediação será do crítico Augusto Nunes-Filho. A partir das 7 e meia da noite, com entrada gratuita.

 

Igor de Melo
Socorro Acioli estará em Paracatu - Igor de Melo


Oração para desaparecer

Socorro Acioli abre a programação 2025 do Sempre Um Papo em Paracatu, na quarta, 19. A escritora vai falar sobre sua trajetória e processo criativo, com a mediação de Afonso Borges. Logo após o bate-papo, irá autografar o romance “Oração para desaparecer”, finalista do Jabuti no ano passado. A partir das 7 da noite na Casa Kinross, em Paracatu, Minas Gerais. Mais informações no site www.sempreumpapo.com.br.


Diversidade cultural

Organizado por Flávio Brayner, o livro “Cultura: Sobre a diversidade de um conceito” será lançado nesta quinta, 20, no Recife. A publicação é da Cepe. Na ocasião, antes da sessão de autógrafos, o organizador conversa com a professora e senadora Teresa Leitão. No Museu do Estado de Pernambuco, a partir das 7 e meia da noite.


Elefante na Sala

Estreia na quinta, 20, pela manhã, o podcast da Editora Elefante, com o lançamento de “Geografia da Autonomia” de Fábio Alkmin. Na primeira temporada, uma série de entrevistas com autores da editora. Acessível no Spotify e no Youtube. Saiba mais no site www.editoraelefante.com.br.

 

Divulgação
Wagner Ramos Campos vai a Genebra - Divulgação


É nós

O escritor Wagner Ramos Campos apresenta sua obra poética “É nós” no Salão do Livro de Genebra, na Suíça, na próxima sexta e sábado, 21 e 22. Divulgada como monólogo polifônico dividido em três atos, a publicação é da Helvetia. O autor vive na Itália, e vem lançar o livro no Brasil, no Rio de Janeiro, em abril.


Filmes proibidos

A Record lança nova edição do primeiro romance da escritora e atriz Bruna Lombardi, no próximo sábado, 22, em São Paulo. “Filmes proibidos” foi publicado originalmente em 1990, e ganha agora revisão da autora, com apresentação de contextualização da obra. No Instituto Tomie Ohtake, a partir das 4 da tarde.


O elogio da loucura

O Sesc Osasco apresenta no Teatro Barueri Praça das Artes, sábado, 22, o espetáculo baseado na obra clássica de Erasmo de Rotterdam, em monólogo com a atriz Leona Cavalli e direção de Eduardo Figueiredo. A personagem de “O elogio da loucura” provoca reflexões sobre empatia e liberdade, em um texto que atravessa os séculos sem perder a atualidade. Em Barueri (SP) a partir das 8 e meia da noite.


Estado febril

A Macabéa publica a poesia de Thaís Campolina, no livro considerado um “manifesto sobre desobediência feminina”. Os textos de apresentação de “estado febril” são de Carla Guerson, Jeovanna Vieira e Letícia Miranda. Para a autora, "é da desobediência que surgem a criação, o pensamento crítico e a busca pelo conhecimento". Leia mais no site www.macabeaedicoes.com.

 

Para o jovem leitor

A Nova Fronteira traz dois novos títulos da Coleção Jovem Leitor. “Conversa de passarinho e outras histórias” reúne 25 crônicas inéditas em livro, de autoria de Rachel de Queiroz, que foram publicadas na revista O Cruzeiro entre os anos 1940 e 1960. E “As laranjas iguais” tem 61 microcontos de Oswaldo França Junior, em textos que “transitam entre o absurdo e o real, revelando a beleza e a complexidade de situações do dia a dia com um toque de estranheza e reflexão”, segundo a divulgação. Podem ser boas leituras para jovens de todas as idades.

 

Divulgação
Brivaldo Campelo lança oitavo livro - Divulgação


Anamneses de um epilético

Novela que se passa no Recife, em Garanhuns, Frankfurt e Amsterdan, “Anamneses de um epilético” é o oitavo livro de Brivaldo Campelo, que já publicou, entre outros, “Memórias de Serafim” pela Cepe. Publicada em edição do autor, a nova obra pode ser adquirida por mensagem direta ao Facebook de Brivaldo Carneiro Campelo.


Concatenação

Entrou em pré-venda pela Minimalismos o novo livro de Diogo Santiago, “Concatenação”. Os primeiros 100 apoiadores da obra na campanha receberão não um, mas dois exemplares do livro. “A pré-venda viabiliza e muito o livro, valoriza o trabalho especial do autor e o esforço da editora em publicar livros em um tempo de alta de preços gráficos”, defende a editora no Instagram @m.inimalismos. Conheça o autor em @diogo.santiag.


Rubem Alves

O Selo Paidós da Planeta publica nova edição de “Pimentas”, do escritor e psicanalista Rubem Alves. A seleta de crônicas transita em abordagens da infância à morte, com a leveza conhecida do estilo do autor. Para ele, as ideias são como pimentas, incendiando o pensamento. Em uma época talvez de menos cinzas, Rubem Alves escreveu: “O mundo é muito bonito! Gostaria de ficar por aqui... Escrever é o meu jeito de ficar por aqui”.

 

No Livronews tem mais

Leia sobre o Café Capitu e o quarto de Mário Quiintana, e "O melhor dos mundos", novo livro de Sidney Rocha, no site do Livronews. E mais: dicas de leitura para o mês das mulheres, e livros de escritores nascidos em março. Acompanhe a agenda e os lançamentos. Todo dia tem novidade: www.livronews.com.br

 

Compartilhe