Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
NOVAS CRECHES

Raquel Lyra assina ordem de serviço para construção de mais nove creches

Os Centros de Educação Infantil serão implementados em Cabrobó, Lagoa Grande, Ouricuri, Arcoverde, Ibimirim, Itaíba, Granito, Pedra e Custódia

Cadastrado por

JC

Publicado em 24/02/2025 às 22:58
Novas creches irão beneficiar municípios do Agreste e do Sertão - HESÍODO GÓES/SECOM

Em agenda no município de Serra Talhada, Sertão do Estado, a governadora Raquel Lyra assinou, nesta segunda-feira (24), a ordem de serviço da construção de mais nove creches, expandindo as ações do Juntos pela Educação. As unidades de ensino atendem a nove municípios e fazem parte do primeiro bloco de construção dos Centros de Educação Infantil, representando um aporte financeiro de R$ 42,7 milhões. Nesta nova assinatura, são contemplados os municípios de Cabrobó, Lagoa grande, Ouricuri, Arcoverde, Ibimirim, Itaíba, Granito, Pedra e Custódia.

“Estamos trabalhando para atender os pernambucanos com creches de qualidade, mobiliadas e com recursos garantidos para o primeiro ano de funcionamento. Estamos de mãos dadas com os municípios para transformar a educação de Pernambuco para melhor, desde os primeiros anos de vida das crianças. Desta forma, também garantimos às mães o direito de trabalhar por saberem que estão deixando seus filhos em um lugar seguro”, destacou a governadora Raquel Lyra.

NOVAS CRECHES

A implantação das creches é conduzida pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) em parceria com a Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe) e a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), com o objetivo de expandir a oferta de vagas na educação infantil e fortalecer a rede pública de ensino em Pernambuco. As nove novas creches se somam às 38 que tiveram a ordem de serviço assinada na última quarta-feira (19), totalizando 47 novas creches em todo o estado.

“A criança bem assistida chega ao ensino superior com mais qualidade. Por isso, o investimento em uma educação de qualidade desde a creche eleva o nível de ensino. Essa capacidade de entender a importância da primeira infância vem da primeira mulher governadora do Estado de Pernambuco, que é sensível a olhar pelas nossas crianças”, comentou o secretário executivo de Articulação Municipal de Educação, Natanael Alves.

Os novos centros de educação infantil vão contar com estruturas acessíveis e modernas, com espaços projetados para oferecer a melhor estrutura de aprendizado desde os primeiros anos de vida. Cada unidade terá 10 salas de aula, além de áreas administrativa, educacional, de serviço e lazer, todas interligadas por um grande pátio central que servirá também como refeitório.

“O envolvimento integrado entre as secretarias representa o que a governadora tem defendido, de que a creche, a primeira infância, é um questão de todos. Por isso, a gestão envolve prefeituras e o Estado para garantir a presença das crianças pernambucanas as escolas”, disse a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.

ATENDIMENTO A CRIANÇAS

Cada creche poderá atender até 330 crianças com idade de 4 meses a 5 anos e 11 meses, em regime de tempo integral e meio período. Os espaços ainda terão com áreas verdes para a integração das crianças com a natureza, além de incluir o uso de energia renovável e de propostas da reutilização de água, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

“A governadora entrou determinada a mudar a realidade da educação básica. Demos a ordem de serviço de 38 creches na semana passada e hoje tem uma segunda leva com mais nove creches. Esperamos que no início de 2026, estejamos inaugurando e entregando esse serviço”, disse o secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro.

A construção das creches deste primeiro bloco foi dividida em lotes, com a responsabilidade de uma empresa vencedora da licitação por cada lote. Os lotes foram agrupados em função da proximidade dos municípios, prevendo uma melhor dinâmica na evolução das obras. O prazo para a conclusão das unidades de ensino é de 12 meses a partir da assinatura da ordem de serviço, sendo os dois primeiros meses dedicados ao desenvolvimento dos projetos e os dez seguintes à execução e finalização das obras.

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS