O governo de Pernambuco recebeu, nesta segunda-feira (10), o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização na categoria ouro. A governadora Raquel Lyra recebeu o prêmio, em cerimônia promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e que contou com a presença do presidente Lula, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
"Para nós é uma alegria poder estar aqui e ver o reconhecimento de algo tão nobre para o nosso país. O nosso Estado, particularmente, elevou em 40% o nível de alfabetização de 2023 a 2024. Mas a gente sabe do grande desafio que é a educação no Brasil. Nosso compromisso, como líderes, como homens e mulheres que têm a capacidade de influenciar a vida daqueles que moram nos nossos estados, é de não deixar ninguém para trás. Se nós não investirmos nos nossos meninos, não seremos capazes de reduzir a desigualdade social e muito menos a regional", destacou Raquel Lyra.
A premiação é uma iniciativa do MEC e faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que busca atestar boas práticas das secretarias de educação estaduais e municipais, voltadas a assegurar o direito à alfabetização.
"A gente nunca será desenvolvido se não apostarmos na educação. Toda criança, independentemente da origem, da cor, tem o direito de ter uma educação plena, como todas as pessoas merecem neste país. O único caminho que temos é o investimento em educação", disse o presidente Lula.
Pernambuco foi um dos 13 estados agraciados com o selo de ouro no evento de hoje. Além disso, mais de 80 municípios pernambucanos também receberam o prêmio.
Durante o seu discurso, a chefe do Executivo estadual destacou os bons resultados alcançados até o momento com o Juntos Pela Educação, programa que conta com um investimento de R$ 5,5 bilhões para a realização de ações nesta área. Um exemplo é que, pela primeira vez na história, Pernambuco superou a taxa nacional de alfabetização, com 59% dos estudantes alfabetizados na idade certa. O número fica acima da média do país, que é de 56%.
"Hoje nós temos avaliação da alfabetização por estado, município e região, para construir as estratégias. Nós não queremos deixar ninguém para trás, mas sim todos crescerem juntos, pelo mesmo objetivo. Nós estamos aqui reconhecendo os processos, os esforços e as iniciativas de cada município e estado", disse o ministro da Educação, Camilo Santana.
Confira abaixo a lista com os 80 municípios pernambucanos que receberam o prêmio:
- Abreu e Lima;
- Afogados da Ingazeira;
- Afrânio;
- Amaraji;
- Arcoverde;
- Barreiros;
- Belém do São Francisco;
- Belo Jardim;
- Bezerros;
- Bom Conselho;
- Bonito;
- Brejão;
- Brejinho;
- Brejo da Madre de Deus;
- Buíque;
- Cabo de Santo Agostinho;
- Cabrobó;
- Cachoeirinha;
- Caetés;
- Calumbi;
- Capoeiras;
- Carnaíba;
- Carnaubeira da Penha;
- Caruaru;
- Cedro;
- Cupira;
- Custódia;
- Dormentes;
- Ferreiros;
- Flores;
- Floresta;
- Garanhuns;
- Goiana;
- Granito;
- Iati;
- Ibimirim;
- Igarassu;
- Iguaracy;
- Inajá;
- Ingazeira;
- Itacuruba;
- Itapissuma;
- Jaboatão dos Guararapes;
- Jataúba;
- Lagoa do Ouro;
- Lagoa dos Gatos;
- Lagoa Grande;
- Lajedo;
- Macaparana;
- Olinda;
- Orobó;
- Orocó;
- Palmares;
- Panelas;
- Paulista;
- Pedra;
- Petrolina;
- Quipapá;
- Quixaba;
- Recife;
- Rio Formoso;
- Saloá;
- Sanharó;
- Santa Cruz da Baixa Verde;
- Santa Maria da Boa Vista;
- São Bento do Una;
- São João;
- São José do Egito;
- São Vicente Férrer;
- Serra Talhada;
- Serrita;
- Sertânia;
- Sirinhaém;
- Solidão;
- Terezinha;
- Timbaúba;
- Tracunhaém;
- Triunfo;
- Verdejante;
- Vicência;
- Vitória de Santo Antão;
- Xexéu.