Chuvas: veja instituições de ensino que cancelaram aulas no Grande Recife nesta quarta (05)
Apac emitiu alerta laranja para o estado, prevendo chuvas moderadas a fortes. Instituições de ensino suspendem atividades no turno da manhã

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta laranja para esta quarta-feira (5), indicando a possibilidade de chuvas moderadas a fortes no Litoral e Agreste de Pernambuco.
O meteorologista da Apac, Romilson Ferreira, explicou que a elevação do aviso, do nível amarelo para laranja, ocorreu devido às condições climáticas atuais, que aumentam o risco de precipitações intensas na Região Metropolitana do Recife (RMR).
Devido aos transtornos como alagamentos, risco de deslizamento de barreiras e dificuldade de locomoção de funcionários e alunos, ecolas e universidade precisaram suspender o expediente.
Suspensão de aulas na rede municipal
Paulista
A Secretaria de Educação do Município do Paulista decidiu suspender as aulas em toda a rede municipal de ensino.
De acordo com comunicado oficial, a medida foi tomada para garantir a segurança dos alunos e profissionais da educação.
- As aulas dos turnos da manhã, tarde e noite estão suspensas em toda a rede municipal;
- O expediente interno das escolas e da Secretaria de Educação também foi suspenso;
"As equipes de educação seguem monitorando os impactos das chuvas e novas atualizações poderão ser divulgadas ao longo do dia", informou a gestão municipal.
Jaboatão
A Prefeitura de Jaboatão também anunciou a suspensão da aulas em toda a rede municipal no período da tarde.
Recife
A Secretaria de Educação do Recife informou que as aulas presencias dos turnos da tarde e da noite da rede municipal de ensino estão suspensas devido às fortes chuvas e aos diversos pontos de alagamento registrados nesta quarta-feira.
A orientação da pasta é para que professores e estudantes permaneçam nas escolas até o término do turno da manhã, por questões de segurança.
Goiana
A Prefeitura de Goiana, por meio da Secretaria de Educação, suspendeu as aulas da rede de ensino municipal até quinta-feira (06) devido às fortes chuvas que atingem o município.
Segundo o Poder Executivo municipal, a decisão foi tomada visando à segurança de estudantes, professores e demais profissionais da educação, considerando o risco de alagamentos e dificuldades no deslocamento.
"Seguimos monitorando a situação e novas atualizações serão divulgadas pelos canais oficiais da Prefeitura. Pedimos a compreensão de todos e reforçamos a importância de redobrar os cuidados neste período", diz a prefeitura por nota.
Universidades também interrompem e flexibilizam atividades
IFPE
A Direção-Geral do Campus Recife do Instituro Federal de Pernambuco (IFPE) também suspendeu as aulas do turno da manhã devido às chuvas e ao alerta da Apac.
Segundo a diretoria, um novo comunicado será divulgado até as 11h para informar sobre a continuidade das atividades no período da tarde.
- Servidores que aderiram ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD) devem atuar remotamente;
- Os demais servidores devem comunicar sua situação à chefia imediata.
UFPE
Já a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), inicialmente, recomendou que professores adotem medidas como a flexibilização das aulas.
No entanto, às 09h33, confirmou o cancelamento das aulas - para cursos de graduação e pós-graduação. As atividades administrativas também foram suspensas nos três campi da Universidade: Recife, do Agreste (em Caruaru) e Vitória (em Vitória de Santo Antão).
UFRPE
a Administração Superior da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) anunciou a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais durante a manhã e a tarde desta quarta-feira.
Segundo a universidade, além dos transtornos causados pelas chuvas, a dificuldade de mobilidade urbana foi levada em conta para garantir a segurança de alunos, docentes e servidores.
Transporte
A Prefeitura de Nazaré da Mata suspendeu temporariamente o serviço de transporte universitário para os estudantes que precisam se deslocar para o Recife.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região também está em Alerta Máximo devido ao volume de chuvas registrado nas últimas horas. "As condições climáticas adversas têm causado transtornos em várias cidades, com destaque para o aumento do nível dos rios e a interdição de estradas, bem como a suspensão de serviços públicos, como escolas, universidades e institutos educacionais", informou a gestão municipal por nota.
A secretária de Transportes de Nazaré da Mata, Júlia Andrade, explicou que a suspensão do serviço de transporte universitário é uma medida preventiva para garantir a segurança dos estudantes e dos motoristas. "Diante das condições climáticas e das orientações dos órgãos de defesa civil, optamos por suspender temporariamente o transporte. A segurança da população é nossa prioridade", salientou.
Recomendações
Diante da possibilidade de chuvas intensas ao longo do dia, órgãos de defesa civil recomendam atenção especial a áreas de risco, como encostas e regiões de alagamento.
A população deve acompanhar os boletins oficiais e evitar deslocamentos desnecessários em momentos de precipitações mais fortes.
Em casos de emergência, a Defesa Civil de Pernambuco pode ser contatada por meio do número 199 ou pelo telefone (81) 3181-2490.
Até o momento e publicação desta reportagem, outras instituições e municípios não divulgaram mais orientações.
Saiba tudo sobre as chuvas no Grande Recife
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />