O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a principal ferramenta para candidatos de todo o Brasil concorrerem a vagas em instituições públicas de ensino superior.
Em 2025, entre os dias 17 e 21 de janeiro, os estudantes podem inserir suas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no sistema e pleitear uma vaga em cursos e universidades de sua escolha.
Durante os cinco dias, os estudantes podem acompanhar as notas de corte dos cursos e suas situações em relação às vagas. O resultado oficial será divulgado no dia 26 de janeiro.
Para os que não forem selecionados, ainda existe a possibilidade de aguardar por uma vaga na lista de espera.
Como se inscrever na lista de espera?
Os estudantes que não forem selecionados na primeira opção inserida no sistema, serão automaticamente considerados para a segunda opção, se classificados.
Sendo assim, só é possível se inscrever na lista de espera se o candidato não se classificar em nenhuma das duas opções.
Os que não se classificarem, podem expressar o interesse em aguardar na lista de espera entre os dias 26 e 31 de janeiro. Confira o passo a passo para inscrever-se:
- Acesse a página do participante do SiSU e faça seu login com o cadastro unificado gov.br;
- Escolha entre uma das opções de curso e clique no botão que indica a confirmação de interesse em participar da lista de espera;
- O sistema enviará uma mensagem de confirmação, verifique se sua inscrição foi realizada corretamente.
Como funciona?
A partir daí, os candidatos devem ficar atentos às comunicações oficiais da universidade de sua escolha, visto que o Sisu tem apenas uma chamada, e as demais serão realizadas diretamente pelas instituições de ensino.
Tanto as convocações para vagas remanescentes, quanto informações sobre a matrícula, são de responsabilidade de cada universidade.