O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgarão, nesta segunda-feira (13), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
O anúncio será feito em uma coletiva de imprensa, às 10h, em Brasília, conduzida pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Inep, Manuel Palacios. Na ocasião, serão apresentados os dados detalhados sobre o desempenho dos candidatos, com destaque para o lançamento do programa Pé-de-Meia Licenciatura.
O MEC quer incentivar o ingresso – via Sisu, Prouni e Fies –, a permanência e a conclusão em cursos de licenciatura de estudantes com alto desempenho no Enem. Para ser elegível ao benefício, os candidatos devem atingir, no mínimo, 650 pontos no Exame.
Poupança
A iniciativa é semelhante ao Pé-de-Meia, programa cujo incentivo financeiro-educacional é destinado a estudantes matriculados no ensino médio público e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).O valor total acumulado pode alcançar até R$ 9.200 por aluno.
O novo programa também funcionará no formato de poupança, em que parte do valor do benefício será depositada. Segundo informações antecipadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, a mensalidade paga pelo governo federal será de R$ 1.050.
O Pé-de-Meia-Licenciatura fará parte de um pacote de ações denominado 'Mais Professores', que tem como objetivo promover a valorização do magistério na rede pública. Além do incentivo-financeiro, o MEC também quer estimular que os docentes cheguem em áreas onde há mais déficits nas escola, nos moldes do programa "Mais Médicos".