Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
Ensino Técnico

Governo Federal amplia rede de Institutos Federais e destina novo imóvel ao Campus Araripina do IF Sertão-PE

No total, seis novas unidades do IFPE serão instaladas nos municípios de Recife, Águas Belas, Araripina, Bezerros, Goiana e Santa Cruz do Capibaribe

Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 09/12/2024 às 9:24
Pernambuco tem mais de 21 mil matrículas em cursos técnicos de nível médio - DIVULGAÇÃO/IFPE

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) recebeu, na última quarta-feira (5), um terreno que será utilizado na construção do Campus Araripina, no Sertão de Pernambuco.

O imóvel foi cedido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), juntamente com outros quatro terrenos destinados a novos campi de institutos federais em Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância da iniciativa para ampliar o acesso ao ensino técnico. Segundo ele, uma consulta pública realizada em 2023 revelou que 80% dos jovens brasileiros têm interesse em estudar no ensino técnico-profissionalizante, mas apenas 11% estão matriculados nesse tipo de curso, número muito inferior à média de 37% registrada em países da OCDE.

Leia Também

Em Pernambuco, o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) vai destinar R$ 150 milhões para a expansão do IF Sertão-PE e outros institutos no estado. Atualmente com 24 campi, Pernambuco ganhará mais seis unidades (Recife, Águas Belas, Araripina, Bezerros, Goiana e Santa Cruz do Capibaribe), cada uma com capacidade para atender 1.400 alunos e com investimentos direcionados à infraestrutura e compra de equipamentos.

De acordo com o governo federal, o plano nacional, que prevê a construção de 100 novos campi de institutos federais até 2026, também busca corrigir desigualdades regionais, priorizando áreas sem acesso a esse tipo de educação.

A expectativa é que as novas unidades impulsionem as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que busca triplicar as matrículas em cursos técnicos de nível médio no Brasil.


 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS