Uma pesquisa realizada nas capitais de todo Brasil, apontou Recife como a capital que menos consome música sertaneja, contrariando a média das demais capitais.
A Pesquisa Cultura nas Capitais foi lançada na última quarta-feira (19), no Museu do Amanhã, que fica no Rio de Janeiro. O trabalho foi realizado através de um levantamento sobre hábitos culturais nas 26 capitais e no Distrito Federal.
A pesquisa contou com 19,5 mil moradores das cidades, que prestaram entrevistas para JLeiva Cultura & Esporte, que realizaram a pesquisa, com apoio do Instituto Cultural Vale e do Itaú.
Categorias analisadas
- Livros
- Games
- Cinema
- Sites históricos
- Shows ao vivo
- Festivais tradicionais
- Museus
- Bibliotecas
- Teatro
- Dança
- Circo
- Concertos
- Encontros literários
- Feiras do livro
A pesquisa divulgada no Rio de Janeiro pontuou a capital carioca como ouvinte assídua do gênero MPB, preferência de 39% dos entrevistados. Enquanto isso, o sertanejo é o ritmo menos ouvido na capital do Rio de Janeiro, contrariando a média nacional de 34% e ficando atrás apenas do Recife.
Além disso, a pesquisa também observa esses hábitos de sob uma perspectiva social, utilizando como base escolaridade, gênero, raça, religião e vários outros fatores.
As divulgações de cada capital estão sendo lançadas em seminários nas respectivas cidades. No momento, ainda não foi divulgada a data do seminário na capital pernambucana.