Na última quarta-feira (29), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou a autorização para novo concurso da Polícia Federal (PF) com 2 mil vagas.
A previsão é que o certame aconteça ainda em 2025, com convocação de mil aprovados neste ano e outros mil em 2026.
Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Esther Dweck, existem esforços para que a publicação oficial da autorização do concurso seja feita na próxima semana, entretanto, pode levar até duas semanas.
Cargos disponíveis
Apesar de ainda não ter edital, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, adiantou que terão vagas para todos os cargos policiais da PF.
“Teremos vagas para todos os cargos policiais: delegado, escrivão, agente, perito e papiloscopista. Agora vamos nos sentar com as nossas equipes para ver quantas vagas para cada cargo e aí poderemos anunciar esse quantitativo e os valores”, concluiu o diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues.
Para todas as carreiras são exigidos diploma de nível superior e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os cargos de escrivão, agente e papiloscopista podem ser disputados por candidatos formados em qualquer área.
Para delegado, os candidatos precisam ser bacharéis em direito, e os cargos de perito exigem graduações específicas de acordo com a oferta do edital.