O Twitter/X vai voltar a funcionar em breve no Brasil. A decisão foi confirmada pelo ministro Alexandre de Moraes nesta terça-feira (8).
A liberação ocorreu após a rede social informar ao Supremo Tribunal Federal (STF) o pagamento da multa de R$ 28,6 milhões.
Quando o X volta a funcionar no Brasil?
De acordo o ministro Alexandre de Moraes, o prazo para retorno das atividades da rede social é de 24 horas.
"Decreto o término da suspensão e autorizo o imediato retorno das atividades do x Brasil internet ltda. em território nacional e determino à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que adote as providências necessárias para efetivação da medida, comunicando-se esta Suprema Corte, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas", escreveu o ministro.
Bloqueio do Twitter/X
A rede social estava bloqueada desde o dia 30 de agosto após determinação do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
O bloqueio veio após a rede social descumprir a ordem do ministro de nomear um representante legal no Brasil, conforme exige o Marco Civil da Internet.
A rede social encerrou suas operações no país em 17 de agosto, demitindo funcionários e fechando seu escritório, responsabilizando Moraes pelo fechamento.
Além disso, o CEO Elon Musk, que já teve desentendimentos com o ministro, foi incluído no inquérito das milícias digitais.
Cumprimento das ordens judiciais
Na quinta-feira (26/09), o X entregou ao STF os papéis cumprindo as ordens judiciais feitas pela Suprema Corte.
A rede social escolheu a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição para ser a representante legal da empresa no país, bloqueou os perfis de nove investigados pelo STF e realizou o pagamento das multas.