Apesar de ter voltado a funcionar nos celulares de diversos usuários, se engana quem acredita que a suspensão do Twitter/X caiu.
Internautas que utilizam a rede social comemoraram, na manhã desta quarta-feira (18), o fato de conseguirem acessar sem precisar usar VPN.
Em pouco tempo as hashtags "O Twitter Voltou" e "Liberdade Cantou" se tornaram uma das mais comentadas da rede social.
Instabilidade no bloqueio
Entretanto, para a tristeza desses usuários, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou, em nota, que o Twitter/X não foi liberado e que está "verificando os casos informados".
Um possível problema seria a alteração do controle de "IPs puros", que basicamente da um número a um dispositivo que permite identificar quando foi conectado a determinado site. É através dessa rotulação que são feitos os bloqueios de acesso.
Por exemplo, quando se usa VPN, esse número é alterado e um site que é indiponível em algum país, volta a funcionar, já que a VPN simulação a localização de outro país.
O twitter/X voltou a funcionar no Brasil?
Temporariamente sim, por causa de um erro no sistema de bloqueio da Anatel.
Bloqueio do Twitter/X
A rede social está bloqueada desde o dia 30 de agosto após determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
O bloqueio veio após a rede social descumprir a ordem do ministro de nomear um representante legal no Brasil, conforme exige o Marco Civil da Internet.
A rede social encerrou suas operações no país em 17 de agosto, demitindo funcionários e fechando seu escritório, responsabilizando Moraes pelo fechamento.
O CEO Elon Musk, que já teve desentendimentos com o ministro, foi incluído no inquérito das milícias digitais.