CERTAME | Notícia

Suzane Von Richthofen presta concurso para o TJSP; saiba cargo e salário

Suzane se inscreveu com seu novo nome, que escolheu após sair da cadeia, Suzane Louise Magnani Muniz, sem o sobrenome dos pais que foram assassinados.

Por Renato Nascimento Publicado em 10/09/2024 às 17:43 | Atualizado em 10/09/2024 às 17:45

Suzane von Richthofen, que foi condenada a 39 anos de prisão pela participação na morte dos próprios pais, em 2002, está prestando concurso público para servir no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP).

Suzane se inscreveu com seu novo nome, que escolheu após sair da cadeia, Suzane Louise Magnani Muniz, sem o sobrenome dos pais.

O cargo que ela concorre é o de Escrevente Técnico Judiciário, que tem o salário inicial de R$ 6.043. A aplicação da prova foi feita no último domingo (8). A informação é do jornal O Globo.

Suzane pegou 39 anos e 6 meses prisão e cumpriu apenas 20 anos, deixando a cadeia em janeiro de 2023.

Precisa ter boa conduta para assumir a vaga

O TJSP está ofertando 571 vagas em todo o estado de São Paulo, sendo 300 para a capital.

Para participar do concurso é preciso ser maior de 18 anos e ter o ensino médio completo.

Além disso, é necessário "ter boa conduta" para assumir o cargo. Os concorrentes devem apresentar, obrigatoriamente, atestados de antecedentes criminais, processos em seu nome e etc.

O TJ também exige a declaração de próprio punho, que diz se a pessoa responde ou já respondeu inquérito policial. Nesse caso, Suzane ainda responde, pois o cumprimento da sua sentença só deve ocorrer em 2038.

Suzane pode recorrer

Apesar da pouca probabilidade de assumir o cargo, caso seja aprovada, Suzane vai poder recorrer na justiça por causa da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de outubro de 2023, que permite que condenados aprovados em concursos públicos possam ser nomeados e empossados.

Para que isso aconteça é necessário que não haja choque de interesses entre o cargo, o crime que foi cometido e o horário entre a jornada de trabalho e o de pagamento da pena.

É bom ressaltar que, embora tenha sido solta, Suzane ainda está respondendo em liberdade e precisa, obrigatoriamente, estar em casa entre 20 horas da noite e 6 da manhã.

Suzane deu à luz seu primeiro filho

Suzane von Richthofen deu luz a seu primeiro filho, em janeiro de 2024.

A criança é fruto do relacionamento entre Suzane e o médico Felipe Zecchini. Os dois vivem juntos em um condomínio em Bragança Paulista.

O bebê é natural de Atibaia e está registrado com o nome do pai e o novo nome de Suzane. Entretanto, os nomes dos avós, Von Richthofen, estão na certidão conforme exige a lei.

Compartilhe