São Benedito do Sul, a 174 quilômetros do Recife, na Zona da Mata Sul, não leva o título de Cidade das Águas à toa. O tranquilo e pacato município que conserva os ares de vila do interior oferece mais de 20 cachoeiras de todos os tipos e tamanhos de até 30 metros de altura. Além de lindas, elas surpreendem bastante com formatos curiosos e banhos revigorantes.
Apesar de Bonito, no Agreste, ser conhecida como “a terra das cachoeiras”, São Benedito do Sul é que é reconhecida pela Empetur como a de maior recurso hídrico de Pernambuco. Classificações à parte, ambas as cidades merecem demais a visita, mas a da Zona da Mata, por ainda não ser tão explorada turisticamente, mantém uma aura mais rústica e natural. Um diferencial de São Benedito do Sul, sem dúvida, é que as trilhas das cachoeiras passam por uma grande variedade de paisagens que vão de pastos e canaviais à grutas e cavernas.
São Benedito do Sul vem atraindo turistas de diferentes perfis que gostam de aventura, história ou tranquilidade. Entre as várias cachoeiras, a reportagem da Coluna Turismo de Valor visitou Peri Peri, Véu da Noiva, Boa Vista e Poço do Caboclo, além da que foi batizada com um nome curioso devido à semelhança com o órgão genital feminino e que não está mais aberta para visitação. Com tanto o que fazer o ideal é ficar no mínimo três dias na cidade e para isso existem ótimas opções de hospedagem como a famosa Fazenda Betânia e a cultural Recanto Verde. Para provar da culinária local as dicas são os restaurantes A Farmácia e Panela de Barro. Confira abaixo um pequeno guia com vários vídeos de cada atrativo!
*A equipe de reportagem fez os passeios com a agência de ecoturismo Rota 126 que é da própria cidade.